Projeto “OVO”




Projeto “OVO”-- Utilização das leis de Newton no desenvolvimento de  uma embalagem resistente a quedas

Objetivo

O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma embalagem para um ovo de galinha cru que suporte uma queda de até dois andares (cerca de seis metros).

Objetivo didático

Ao longo do segundo trimestre os alunos estudaram as três leis de Newton, desde a inércia e a estática, culminando com a dinâmica. No desenvolvimento dessa embalagem eles farão uso e aplicarão todos os princípios envolvidos nesses tópicos. Saindo do estudo teórico, em uma aplicação real e concreta, com a resolução do problema e a construção de um protótipo, tais conhecimentos alcançarão um nível de significância que levará  os alunos à fixação e internalização dos mesmos.

Metodologia

Divididos em grupos de até cinco componentes, os alunos confeccionarão uma embalagem que resista à queda de uma altura pré-determinada, tendo em seu interior um ovo de galinha cru que, obviamente, deve estar intacto ao fim do processo.

Regras

• Os materiais utilizados na confecção do protótipo deve obrigatoriamente ser de reuso (recicláveis). Exemplos:

1.              garrafas PET, Papel, papelão, espuma,

2.              isopor, etc.

• O ovo a ser utilizado deve ter seu conteúdo retirado por um pequeno orifício e preenchido por água na mesma quantidade ou massa que o original.

• A embalagem deve ser acompanhada de um Relatório Técnico, com memorial descritivo do projeto, além de desenhos, esquemas e principalmente os

Cálculos necessários a sua confecção.

• O tamanho limite para a embalagem é de 50 x 50 x 50cm.

• A embalagem deve ter uma abertura por onde será colocado e retirado o ovo.

• Poderão ser usados elementos de fixação como cola, fita adesiva e barbante, além de decorativos, como papel e tinta.

  A altura para teste será de dois andares, cerca de seis metros.

• A queda deve ser livre, isto é, não serão permitidos artifícios que retardem ou amenizem a queda, como pára-quedas ou efeito planador.

• Todo o desenvolvimento e testes devem ser documentados com fotos e/ ou vídeos.

Acarretará desclassificação automática, com nota atribuída igual a zero, para toda a equipe, qualquer desobediência as regras estabelecidas.

A data de entrega dos protótipos e relatórios é inegociável e será estabelecida com base nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Avaliação

O protótipo e a documentação gerada serão avaliados por uma comissão julgadora, escolhida ou convidada pelo coordenador do Ensino Médio e pelo professor de física.

As avaliações dos resultados obtidos e do Relatório Técnico comporão a nota do 1° e 3° bimestre de 2013, variando de zero a 10 pontos.

Relatório

1. Estar de acordo à formatação do modelo fornecido e discutido;

2. Conter cálculos, esquemas e explicações dos diagramas de forças;

3. Bibliografia;

4. Redação;

5. Reportagem do passo-a-passo.

Protótipo

1. Cumprir o objetivo;

2. Materiais;

3. Criatividade;

4. Dimensões;

5. Trabalho claro e apenas do grupo.

Proposta didática do  professor Antonio Romero Lopes Neto

 

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